O que é Cirurgia Bucomaxilofacial?
O cirurgião bucomaxilofacial é um profissional formado em Odontologia que após a conclusão do curso, com duração em média de 5 anos, faz uma residência em ambiente hospitalar por um período que varia de 2 a 4 anos de dedicação exclusiva.
Por isso, o cirurgião bucomaxilofacial conhece muito sobre traumas da face e ossos do crânio. Ele trata doenças da cavidade oral, traumatismos, corrige deformidades faciais que vão de congênitas à adquiridas, que compreendem desde sequelas de doenças como câncer ou traumas severos, à distúrbios de desenvolvimento como as síndromes e alterações da progressão facial.
Dores no rosto (ATM) e problemas de apneia do sono, prognatismo (aumento do maxilar) ou micrognatismo (diminuição do maxilar) estão dentro da área de atuação e tratadas pelo cirurgião bucomaxilofacial, que também está apto a cuidar dos casos mais complexos de reconstruções da face.
A cirurgia bucomaxilofacial é realizada em ambiente hospitalar, ambulatorial e em consultórios. Nos consultórios e ambulatórios efetuam-se as cirurgias menores e sob anestesia local, tais como: suturas, dentes inclusos, terceiros molares (sisos), pequenos tumores benignos, cistos, lesões periapicais, implantes, pequenos enxertos e cirurgias pré-protéticas.
Já as de grande porte, entretanto, se realizam sob anestesia geral e em ambiente hospitalar para retiradas de tumores, tratamentos de fraturas e traumas, cirurgias ortognáticas, grandes enxertos ósseos, entre outras que houver necessidade.
Dessa forma esse especialista, inclusive com conhecimentos na área do controle da dor, é capaz de prover cuidados de qualidade com o máximo de conforto e segurança, tanto no hospital, quanto no ambulatório ou na clínica particular.
Judson Guimarães. Site Versão 1.0. 2017. Desenvolvido por Play Market.